Neste artigo, explicaremos o que é a aerotermia e por que acreditamos que ela se tornará predominante em um futuro próximo.

Devido às variações do preço da eletricidade e aos aumentos ocorridos nos últimos meses, o interesse em conhecer as possíveis alternativas disponíveis para os usuários está cada vez maior. Entre essas alternativas está a aerotermia, uma opção renovável e economicamente viável que está em ascensão e é apoiada por subsídios em muitos países.

O que é a aerotermia?

A aerotermia é um sistema que pode funcionar como aquecimento-refrigeração, apenas climatização e/ou para produzir água quente. Seu funcionamento é baseado na extração de energia do ar exterior por meio da termodinâmica, permitindo transformar as casas em casas passivas ou Passivhaus.

Para funcionar, utiliza uma bomba de calor energeticamente eficiente e respeitadora do meio ambiente, capaz de extrair energia do ar mesmo em condições de temperaturas elevadas. Essa bomba é um trocador de calor de alta eficiência.

As bombas de calor aerotérmicas são projetadas para oferecer o máximo desempenho na maioria das condições climáticas da Europa. Esse desempenho é afetado em instalações em áreas de temperaturas muito baixas durante a maior parte do ano.

A aerotermia é uma energia renovável?

Sim, a aerotermia é uma energia renovável, pois absorve a energia contida no ar exterior.

Embora seus equipamentos utilizem apenas 75% de energia renovável, os outros 25% podem funcionar com energia elétrica convencional ou estar conectados a energia solar, tornando-os totalmente renováveis e de autoconsumo.

Posso instalar um sistema de aerotermia na minha habitação?

Sim, a aerotermia pode ser instalada em habitações unifamiliares, bem como em edifícios de pequeno ou médio porte. Esses edifícios devem ter um espaço adequado para instalar as unidades exteriores.

Você utilizará a energia aerotérmica para fornecer calor tanto a um sistema de radiadores de baixa temperatura, piso radiante, fan-coils, quanto para produzir água quente para banheiros e chuveiros.

Vantagens da aerotermia

  • Alta eficiência energética. Consumo muito baixo e grande economia a longo prazo.
  • Instalação simples e adaptável às instalações existentes.
  • Grande economia com o sistema completo de aquecimento de baixa temperatura.
  • Energia renovável e baixas emissões de CO2.
  • Instalação sem dutos nem fumos.
  • Recomendado para áreas sem fornecimento de gás natural.

Desvantagens da aerotermia

  • Custo inicial elevado. Deve ser compensado com a economia a longo prazo.
  • Requer espaço para a unidade exterior.
  • Redução do desempenho em áreas muito frias.

Recomendações de aerotermia

Na GroupSumi, você encontrará uma grande variedade de equipamentos de aerotermia, desde aerotermias bibloc, monobloc e bombas de calor para AQS. Algumas de nossas recomendações são:

Conjunto de bomba de calor bibloc para AQS Alféa Extensa Duo Ai 6 da Thermor

O Alféa Extensa Duo Ai realiza a produção de aquecimento e AQS na unidade interna, de forma compacta, sendo uma solução de espaço ideal.

Bomba de calor aerotérmica mural para AQS Aéromax VM de 150 litros da Thermor

O Aéromax VM é a maneira perfeita de desfrutar da aerotermia em habitações com espaços reduzidos: pode ser instalado de forma mural tanto no interior quanto no exterior e cabe em espaços realmente pequenos. Até mesmo em cima de uma máquina de lavar.

Bomba de calor monobloco para aquecimento, arrefecimento e AQS OMNIA M 3.2 6 da Ferroli

Bomba de calor aerotérmica compacta para climatização e produção de AQS com refrigerante ecológico R32. Com conectividade WIFI de série. Pode ser hibridizada com caldeira a gás ou gasóleo.

 

Precisa de mais ajuda ou tem alguma pergunta para nós?

Escreva para [email protected] e nossa equipe ajudará você em menos de 24 horas!