Nesta secção, podes esclarecer todas as tuas dúvidas sobre a qualidade da água da tua casa. Dispomos de vários medidores de pH para regular a sua acidez e medidores de dureza da água para verificar se o sistema de osmose inversa está a funcionar corretamente.
Espia a seleção de medidores de água e adiciona ao teu cesto o mais adequado!
O medidor de água é um elemento pouco conhecido e usado pela grande maioria da população mundial, embora seja um produto de alta importância tanto no âmbito doméstico quanto industrial. Existem muitos tipos de medidores de água, sejam de pH, de metais pesados, de salinidade, de dureza, acidez ou cal que está presente na água da nossa casa, piscina de onde armazenamos ou consumimos água.
Para uma saúde correta e evitar contrair problemas em contato com água com maus valores dos anteriores que mencionamos, usaremos diferentes medidores que podes encontrar nesta seção especializada, mas antes de mais nada vamos detalhar-te os diferentes tipos de medidores de água que existem.
Existem medidores de pH para a água manuais e eletrónicos, sendo o primeiro necessário a intervenção humana nas diferentes partes do processo de obtenção, análise e avaliação da amostra. Por outro lado, os medidores de pH eletrónicos são tão simples de usar como recolher a amostra de água e deixar que o dispositivo medidor faça suas análises automaticamente e realize a avaliação, dando-nos os valores da água.
Em ambos os casos, uma vez que tenhamos o resultado da análise de pH que nos fornece o reagente no caso do medidor manual ou na tela do eletrónico, deveremos tomar medidas caso o pH da água esteja em valores não ideais.
Entende-se que a água está em valores ótimos de pH quando seus valores de pH se situam em 7, tudo o que estiver com um valor inferior será considerado ácido, e pelo contrário, maior que 7 é considerado alcalino.
Portanto, se nos deparamos com valores que não são os ótimos para a água, deveremos incorporar diferentes produtos para poder regulá-lo, como cloro, floculante ou algicidas conforme necessário.
A dureza da água, em grande parte, é formada por cálcio e magnésio. Este fenómeno gera rigidez no cabelo, provoca um sabor desagradável na água potável ao ser bebida, forma precipitações que se incrustam nas tubagens, eletrodomésticos ou louça da nossa casa.
Para poder medir se uma água é dura ou não, pode ser realizado através de um medidor TDS, o qual nos servirá de verificação uma vez que a água tenha passado por todo o sistema de osmose inversa para saber se a filtragem da água foi realizada de maneira correta ou, caso contrário, descobrir o que está a acontecer no sistema para corrigi-lo e continuar a produzir uma água de alta qualidade.
As medições realizadas com o sistema TDS devem marcar um número de PPM, Partículas Por Milhão, de 40 ou inferior. Caso seja um número superior, a filtragem de água não está a ser realizada de forma correta.
Estes são os medidores que englobam todas as diferentes verificações básicas que devem ser realizadas em qualquer piscina, depósitos de água ou na água potável que consumimos para nos certificarmos se estamos a fornecer ao nosso corpo, seja de forma interna ou externa, uma água de qualidade.